23 outubro 2006

Célula tronco pode provocar tumor no cérebro

Estudo em ratos com Parkinson mostrou riscos do transplante de células embrionárias.
Um estudo científico publicado ontem deu mais um alerta de que as promissoras células-tronco embrionárias ainda precisam ser encaradas com cuidado. Injetá-las no cérebro de pessoas com mal de Parkinson pode levar à formação de tumores, concluiu a pesquisa.
A equipe do cientista Steven Goldman, da Universidade do Centro Médico de Rochester, em Nova York, descobriu que as células-tronco humanas injetadas no cérebro de ratos se transformaram em células pré-tumorais. A equipe de Goldman publicou a descoberta na revista Nature Medicine.
Acredita-se que no futuro males hoje fatais possam ser curados com a aplicação de células-tronco embrionárias. Encontradas nos embriões, elas são capazes de se transformar em qualquer tecido do corpo. No caso de Parkinson, o objetivo é que se convertam em células nervosas, para substituir as danificadas, que deixaram de produzir dopamina (substância química das células nervosas relacionada à função motora). Em estágios avançados, a principal característica da doença é a paralisia física. Remédios podem retardar o avanço, mas não curar a doença.
Os cientistas de Nova York disseram que os transplantes conseguiram ajudar os ratos com uma doença equivalente a Parkinson, mas que algumas das células começaram a crescer de tal forma que acabariam se transformando em tumores.
Em algumas áreas do cérebro dos ratos, as células transplantadas não se transformaram em células nervosas que liberam dopamina. Começaram a se dividir de forma desordenada, o que potencialmente as transformaria em tumores. Os pesquisadores sacrificaram os animais antes que se soubesse, com certeza, se eles desenvolveriam câncer. Disseram que qualquer experimento parecido em humanos teria de ser feito com muita precaução.
Esse sempre foi um medo dos cientistas no uso de células-tronco embrionárias e é um dos argumentos dos inimigos das pesquisas com esse material, como o presidente dos EUA, George W. Bush. Dizem também que é imoral destruir um embrião - o que equivaleria a assassinato - para obter células-tronco.
Fonte: O Estado S.Paulo